Notícias
Professora convidada do Regulação em Números publica artigo sobre realismo nos estudos sobre processo legislativo
Professora convidada do Regulação em Números publica artigo sobre realismo nos estudos sobre processo legislativo
Foi publicado no Conjur, nesta terça-feira (28/2), artigo da professora Roberta Simões Nascimento, professora convidada do Regulação em Números. O artigo se dedica a explicar os sentidos 1) epistemológico, 2) teórico e 3) normativo do realismo no que diz respeito ao processo legislativo.
Para a autora, o realismo defendido para o processo legislativo não coincide de todo com as teses tradicionais do realismo jurídico em sentido amplo. Rejeita-se, por exemplo, a tese da indeterminação fatal das normas legislativas, embora não se exclua a intencional, isto é, a desejada pelos legisladores, ou a contingente, isto é, excepcional e circunstancial. O realismo no processo legislativo tampouco abraça uma separação categórica entre o direito e a moral. Não que direito e moral sejam equiparados ou não possam ser distinguidos conceitualmente, mas sim que existem pontos fortes de conexão entre ambos quando o assunto é a atividade legislativa.
Conclui Simões que entre todas as funções jurídico-políticas de um Estado de Direito, a aprovação das leis parece ser a mais importante de todas. Se isso é verdade, então, para dar conta das práticas reais de elaboração das leis, parece ser necessário um pouco de realismo nos estudos sobre processo legislativo.
Para o artigo completo, clique aqui.