Notícias

GAISPI autoriza o primeiro 5G “puro” do país em Brasília

GAISPI autoriza o primeiro 5G “puro” do país em Brasília
Nesta segunda-feira (04/07) o GAISPI, Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz, aprovou a antecipação da liberação dessa faixa de radiofrequências para o uso standalone da internet 5G. Ou seja, trata-se do primeiro caso de 5G “puro” do país, sem interferência do 4G. A popularização do 5G é associada à chamada internet das coisas, e portanto constitui um importante passo tecnológico para a infraestrutura de telecomunicações do país.
O GAISPI foi criado durante o Leilão do 5G e é integrado por representantes da ANATEL, do Ministério das Comunicações, das empresas proponentes vencedoras dos lotes da faixa de 3,5 GHz, dos radiodifusores e das exploradoras de satélites. Para lidar com eventuais demandas nesse processo o GAISPI noticiou que está concentrando esforços em uma “Sala de Guerra”, especialmente pensando em imediatas soluções cautelares em caso de interferências prejudiciais.
De acordo com Moisés Moreira, da ANATEL, as próximas cidades serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. A expectativa é que todas as capitais estejam com a tecnologia liberada até 29 de setembro. No entanto, a utilização da tecnologia requer a troca de antenas parabólicas e estruturas conexas, de modo que a implementação tenderá a ser paulatina.
Para saber mais, acesse a página da ANATEL sobre a tecnologia 5G e sua regulação.