Notícias

Diretor da ANP visita projeto de captura e armazenamento de carbono nos EUA e discute o uso de tecnologias de CCS no Brasil

Diretor da ANP visita projeto de captura e armazenamento de carbono nos EUA e discute o uso de tecnologias de CCS no Brasil
Uma delegação da ANP comandada pelo Diretor Cláudio Jorge de Souza participou, nesta segunda-feira (12/12) de uma missão internacional no Estado de Illinois, Estados Unidos. O objetivo da visita foi conhecer as práticas e lições aprendidas em projetos de captura e armazenamento geológico de carbono (CCS) associados à produção de etanol de milho nos EUA.
As técnicas de CCS consistem na captura do CO2 liberado por uma grande fonte, como uma usina química ou usina de biomassa, para armazenamento em uma formação geológica subterrânea. Tais estruturas são capazes de represar grandes quantidades de CO2 por séculos, ou até milênios e, dessa forma, busca-se mitigar os efeitos da indústria pesada sobre o meio ambiente. Técnicas desse tipo já foram utilizadas também para aprimorar a recuperação de petróleo e gás natural de fontes atualmente em exploração, mas esse tipo de uso é controverso por gerar mais danos ao meio ambiente quando os combustíveis fósseis resultantes são utilizados.
O Diretor Cláudio Jorge de Souza apontou para o fato de que o tema vem sendo objeto de debates legislativos, dado o fato de que a utilização de técnicas de CCS já serem possíveis em conjunto com a produção de etanol no Centro-Oeste , podendo a ANP vir a desempenhar competências regulatórias relacionadas.
Analisando a importância do tema, afirmou o Diretor: "Tal iniciativa da ANP se torna ainda mais relevante com o avanço das discussões legislativas sobre o tema de Captura, Utilização e Estoque de Carbono (CCUS e CCS), e com a perspectiva de a Agência vir a ter novas atribuições relacionadas a esse tema. Importante destacar que, no Brasil, já existe grande potencial para aplicação da tecnologia de CCS, especialmente na região Centro-Oeste do país, que, além de ser produtora de etanol de cana de açúcar, atualmente conta com uma produção crescente proveniente do milho, bem como em áreas offshore, que, apesar de ser outro ambiente, deverá seguir a mesma a técnica".
Apesar do potencial benefício para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, o uso de tecnologias de CCS ainda é um tema controverso entre órgãos de defesa ambiental, dados os potenciais riscos decorrentes de uma armazenamento prolongado de grandes reservatórios de CO2.
Para saber mais, clique aqui.