Notícias

Artigo de pesquisadores do Regulação em Números analisa decisão da Suprema Corte dos EUA no caso West Virginia vs. EPA

Artigo de pesquisadores do Regulação em Números analisa decisão da Suprema Corte dos EUA no caso West Virginia vs. EPA
Foi publicado no Consultor Jurídico, nesta quinta-feira (18/08), artigo de autoria do prof. Sérgio Guerra e dos pesquisadores Gabriela Borges e Lucas Thevenard, do projeto Regulação em Números, sobre a decisão recente da a Suprema Corte dos Estados Unidos no caso West Virginia vs. EPA.
Com base na Doutrina das Questões de Impacto (Major Questions Doctrine), a corte decidiu restringir o escopo de atuação da EPA, sob o fundamento de que o Congresso deveria fornecer diretrizes claras e objetivas, em vez de delegar funções normativas à agência de maneira ampla. A relevância da decisão decorre do fato de ter sido afastada, no caso, a aplicação da doutrina Chevron (Chevron Doctrine), um importante pilar da jurisprudência norte-americana sobre deferência judicial na interpretação das regras emanadas do Congresso (statutes) que estabelecem as competências das agências reguladoras federais nos EUA.
A decisão trouxe novamente à tona debates doutrinários nos EUA sobre a deferência judicial a decisões técnicas e sobre a autonomia das agências reguladoras, temas que atualmente mobilizam divergências entre acadêmicos conservadores e progressistas. A discussão mostra também que o modelo de agências independentes segue sendo objeto de disputas políticas nos países que o adotam, e continua sofrendo transformações de seus contornos institucionais ao longo dos tempos.