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ANS tem novas regras para o relacionamento entre operadoras e beneficiários

ANS tem novas regras para o relacionamento entre operadoras e beneficiários
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que, no dia 1º/7, entram em vigor as novas regras para o relacionamento entre as operadoras e os beneficiários de planos de saúde. A norma tem como objetivo melhorar a experiência do consumidor, garantido mais agilidade, rastreabilidade e resolutividade nas respostas às suas demandas. As novas regras estão regulamentadas na Resolução Normativa (RN) nº 623/2024.
A medida marca um novo modelo de fiscalização na saúde suplementar, baseado em princípios da fiscalização responsiva, com foco na prevenção de falhas e na promoção de boas práticas. A nova resolução estabelece que as operadoras deverão: (i) tratar solicitações não ligadas à cobertura de procedimentos; (ii) permitir que os beneficiários façam acompanhamento online do andamento de suas solicitações; (iii) divulgar, de forma clara, no site da operadora, os canais de atendimento, inclusive da Ouvidoria; (iv) fornecer respostas claras e dentro dos prazos determinados pela ANS; (v) esclarecer por escrito, obrigatoriamente, as razões de negativas de cobertura, mesmo sem o consumidor pedir.
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